Nesta segunda-feira (1º), o Web Summit Rio, a maior conferência sobre tecnologia e inovação, teve início na capital fluminense. Este é o primeiro evento do tipo fora da Europa.
O Riocentro, localizado na Zona Oeste, foi o palco principal da conferência. Nele, Ayo Tometi, co-fundadora do Black Lives Matter, David Vélez, CEO do Nubank, e Luciano Huck, apresentador da TV Globo, apresentaram um vislumbre dos temas e abordagens que serão debatidos durante o evento, que se estenderá até quinta-feira (4). Eles destacaram como as preocupações sociais e as pessoas estão cada vez mais no centro das inovações, independentemente do tipo de inovação em questão.
No palco do evento, as jornalistas Maju Coutinho e Christiane Pelajo entrevistaram convidados, enquanto o fundador do Web Summit, Paddy Cosgrave, deu as boas-vindas ao público.
Na cerimônia de abertura, o prefeito Eduardo Paes também fez um discurso, convocando o público e investidores a trabalhar juntos para tornar o Rio de Janeiro a capital da inovação na América Latina.
“O Web Summit é o passo decisivo de um plano ambicioso, que é transformar o Rio de Janeiro na capital da inovação na América Latina. É colocar o Rio no mapa global do mercado de tecnologia”, disse Paes.
O evento
O Web Summit Rio é um evento que reunirá CEOs, investidores, autoridades políticas e culturais, além de mais de 700 startups. Esta é a primeira edição do evento realizada fora da Europa, com novas edições programadas até 2028. A previsão é que o evento movimente R$ 1,2 bilhão na economia do Rio de Janeiro.
O Web Summit Rio 2023 será realizado no Riocentro, localizado na Zona Oeste, até quinta-feira (4). Serão oferecidas mais de 100 horas de palestras, masterclasses e sessões de networking para os participantes.
O evento fornece um espaço para interação entre profissionais de mercado, empreendedores, influenciadores, investidores e o público em geral.
Mais de 700 startups estarão presentes no Riocentro. Ao todo, são 300 palestrantes convidados. Confira alguns dos destaques:
- Ayo Tometi, co-fundadora do Black Lives Matter;
- Amrapali Gan, CEO do OnlyFans;
- Catherine Powell, chefe global do Airbnb;
- David Vélez, CEO do Nubank;
- Roberto Marinho Neto, CEO da Globo Empreendimentos;
- Jose Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde;
- Txai Suruí, porta-voz internacional dos povos indígenas brasileiros;
- Howard Wright, VP do Amazon Web Services;
- Gabriel Braga, CEO do QuintoAndar;
- Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza;
- KondZilla, cineasta e fundador do canal KondZilla;
- Luciano Huck, apresentador da TV Globo;
- Bianca Andrade (Boca Rosa), influenciadora;
- Cássia Kozyrkov, cientista chefe de decisões do Google;
- Maju Coutinho, apresentadora da TV Globo;
- Cecília Oliveira, co-fundadora do The Intercept Brasil;
- Deco, ex-jogador de futebol e fundador da D20 Esportes;
- Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil;
- Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco.;
- Amanda Ribas, lutadora do UFC;
- Bruno Gagliasso, ator e BMV global;
- João Barbosa, co-fundador do Gympass;
- Pia Sundhage, treinadora da seleção brasileira de futebol feminino;
- Fabrício Werdum, ex-campeão do UFC;
- Natália Guitler, campeã mundial de Teqball;
- Reinaldo Rabelo, CEO Mercado Bitcoin;
- Emma Goldberg, repórter Futuro do Trabalho, do Jornal New York Times;
- Bernardo Ivo Cruz, Secretário de Internacionalização do Governo de Portugal;
- Pedro Dória, CEO Meio;
- Daniel Moczydlower, CEO Embraer-X
Impacto global
A primeira edição do Web Summit ocorreu em Dublin, na Irlanda, em 2009, e contou com cerca de 400 participantes. Desde então, o evento de tecnologia e inovação vem crescendo continuamente.
Após sete edições na Irlanda, o Web Summit foi transferido para Lisboa, em Portugal, em 2016. O evento foi um sucesso tão grande que, em 2018, o governo português anunciou uma parceria com os organizadores para mais dez edições da conferência na capital portuguesa.
Em 2019, a conferência bateu recordes de participação, reunindo mais de 70 mil pessoas de 150 países e se consolidando como uma das maiores experiências de networking e conteúdo do mundo.
Devido à pandemia da Covid-19, o evento presencial do Web Summit foi suspenso. Em 2020, a conferência aconteceu em formato online e registrou números expressivos, com mais de 100 mil participantes em uma plataforma virtual. No ano seguinte, a conferência voltou a ter a opção presencial, mas ainda ofereceu a participação online.
Em 2022, a edição do Web Summit quebrou recordes novamente. Mais de 2 mil startups de cerca de 100 países apresentaram suas ideias para 1,2 mil investidores. Os principais temas discutidos foram Inteligência Artificial (IA), o futuro do trabalho e machine learning, que se refere ao desenvolvimento de algoritmos para sistemas de computadores realizarem tarefas sem instruções explícitas.