Criada em 2021 pela jornalista Eli Benício, a atração tem como proposta ser uma conversa direta para revelar potências das favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro, através de entrevistas e quadros fixos. Para o novo apresentador, é um espaço importante no rádio brasileiro para irradiar as boas iniciativas realizadas dentro das comunidades. “O objetivo do programa é visibilizar atividades sociais, culturais e artísticas produzidas nas comunidades cariocas. É um espaço importante para dar conhecimento ao público dessas ações, que em geral acabam deixadas de lado pelos demais veículos e que precisam ter oportunidades”, reforça Wellington.
Todos os dias projetos sociais nas mais diversas áreas do Estado ganham destaque em uma entrevista ao longo do programa. Além disso, quadros diários também são apresentados, sendo dois a cada dia da semana:
1) Segundas: Colunas ‘Sabores & Fazeres’, com Rosa Perdigão, falando de gastronomia, cultura e empreendedorismo e ‘Encantos Fluminenses’ com a jornalista Larissa Ventura, que destaca lugares importantes do Rio de Janeiro.
2) Terças: Quadros ‘Papo com Haroldo Costa’, onde samba e diversidade são temas centrais e o ‘Momento Cultural Popular”, com o apresentador Braga Junior, que aborda os ritmos nordestinos.
3) Quartas: A psicóloga Nayara Gomes fala sobre saúde mental no quadro “Reconstruindo-se” e o professor Adair Rocha aborda questões relacionadas ao significado das favelas como verdadeiras cidades dentro de uma cidade na coluna “Cidade Multicêntrica com Adair Rocha’ que exalta ambientes do RJ.
4) Sextas: O quadro “Baixada Nunca se Rende”, trazendo a cultura da Baixada Fluminense para as ondas do rádio, e a coluna “Momento Samba de Raiz”, com o jornalista Miro Ribeiro, que traz histórias interessantes de figuras importantes da história do samba e das escolas de samba cariocas.
Além de ser um porta voz de positividade, ‘Papo Reto’ tem informações sobre trânsito e transportes da cidade do Rio, em recente parceria com a Agentransp (Agência Reguladora de Transportes do Estado do Rio). Também há espaço para informações sobre previsão do tempo e utilidade pública para os ouvintes. A atração vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h da manhã, na Rádio Roquette Pinto, 94.1 FM RJ e também pode ser acessada através do aplicativo da emissora.