Comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania desembarca em Boa Vista, Roraima, para investigar supostas violações de direitos humanos contra a comunidade Yanomami. De 29 de janeiro a 2 de fevereiro, a equipe irá visitar as comunidades, conversar com líderes da sociedade civil e autoridades locais.
O Ministério fará reuniões com diferentes partes interessadas durante sua missão de apuração de violações de direitos humanos dos Yanomamis em Roraima. A comitiva se reunirá com membros da Secretaria Adjunta de Assistência Social e conselheiros tutelares em Alto Alegre, bem como com promotores de Justiça e defensores públicos.
A agenda será orientada pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE – Yanomamis), seguindo medidas sanitárias para preservar a integridade das comunidades afetadas.
A equipe da comitiva inclui a Secretária-Executiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Rita Cristina de Oliveira; o Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves; a Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão Araújo; e o Ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento Teixeira.
O Ministério também colabora com organizações da sociedade civil, como a Central Única das Favelas (CUFA) e a Frente Nacional Antirracista, para garantir suprimentos de alimentos e cuidados de saúde através de uma ação conjunta emergencial.