O futebol está de luto com a morte do zagueiro uruguaio Juan Izquierdo, de 27 anos, que faleceu na noite de terça-feira (27), cinco dias após sofrer um mal súbito durante a partida entre São Paulo e Nacional do Uruguai, no Estádio do Morumbi. O atleta foi vítima de uma arritmia cardíaca e faleceu às 21h38, devido a uma parada cardiorrespiratória, conforme nota divulgada pelo Hospital Albert Einstein.
Con el más profundo dolor e impacto en nuestros corazones, el Club Nacional de Football comunica el fallecimiento de nuestro querido jugador Juan Izquierdo.
Expresamos nuestras más sinceras condolencias a su familia, amigos, colegas y allegados.
Todo Nacional está de luto por… pic.twitter.com/mYU28mqw6m
— Nacional (@Nacional) August 28, 2024
O incidente ocorreu aos 39 minutos do segundo tempo, quando Izquierdo desmaiou em campo. Ele foi imediatamente socorrido e levado de ambulância ao hospital, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória no trajeto. Desde então, o zagueiro estava internado em estado grave, com boletins médicos diários apontando a progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana. Apesar dos esforços médicos, ele não resistiu.
O Sport Club Corinthians Paulista lamenta, com pesar, o falecimento do atleta Juan Izquierdo, jogador do Nacional-URU, nesta terça-feira (27).
O Corinthians se solidariza com a família e amigos neste momento de luto.
Descanse em paz, Juan! pic.twitter.com/GvOP548pMr
— Corinthians (@Corinthians) August 28, 2024
O clube Nacional de Montevidéu, onde Izquierdo atuava, confirmou a triste notícia, e diversas manifestações de pesar vieram do mundo do futebol. O São Paulo, adversário na partida fatídica, já havia prestado homenagens ao jogador, entrando em campo no último domingo (25) com camisas que traziam a mensagem “fuerza Izquierdo”. Após a confirmação do falecimento, o clube expressou suas condolências nas redes sociais.
Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do @Nacional.
Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de… pic.twitter.com/DMC9aHAvmU
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 28, 2024
Juan Izquierdo deixa esposa e dois filhos, um deles recém-nascido. O jogador tinha uma carreira consolidada no futebol uruguaio, com passagens por clubes como Cerro, Peñarol, Montevideo Wanderers e Liverpool, além de uma temporada no Atlético San Luis, do México.
Em solidariedade à tragédia, o campeonato uruguaio foi interrompido antes mesmo da confirmação da morte do jogador. O futebol sul-americano lamenta a perda de Izquierdo, cuja trajetória foi interrompida de maneira tão precoce e trágica.